I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Projecto - Dior, Gucci, Prada

Dior

Christian Dior nasceu em 21 de Janeiro de 1905 e faleceu em 24 de Outubro de 1957 foi um influente estilista francês.

Filho de um comerciante de fertilizantes da região do Canal da Mancha, Dior queria seguir a carreira artística como artista plástico. Foi mandado para Paris, para estudar Relações Internacionais, uma vez que o seu pai queria que o jovem Christian seguisse a carreira diplomática e que pudesse administrar os negócios da família.

No caldeirão de culturas representado por Paris, o jovem não se adaptou à profissão escolhida pelo pai, e logo se viu cada vez mais dentro do ramo das artes. Começou a frequentar ateliês de pintura e de desenho, chegando mesmo a pintar alguns quadros. Mas foi a sua habilidade para desenhar roupas que lhe conferiu destaque e fama.

Posteriormente, o seu círculo de amigos expandiu-se e conheceu um importante empresário da indústria têxtil, que lhe garantiu patrocínio para a produção de algumas peças. O resultado foi bem sucedido: os seus traços e a visão que tinha do corpo feminino causaram fascínio e delírio e, em 1947 inaugurou a Mansão Dior de Alta Costura que, impulsionada pelo seu New Look, impôs uma verdadeira revolução na arte de vestir.

O New Look foi um conceito revolucionário uma vez que resgatava a feminilidade da mulher, aclama a grandiosidade da vida e da existência humana e devolvia vida às pessoas: tudo que o mundo pós-guerra necessitava. Além de causar fascínio pela sua elegância e luxo, o conceito do New Look vinha carregado de extravagância e exagero: vestidos tradicionalmente feitos com 5 metros de tecido, agora usavam até 40 metros. Isso também ajudou a repercussão do conceito permitindo encerrar a mentalidade do racionamento no pós-guerra.

Ao longo de sua carreira fez a própria tradução física dos sonhos e da fantasia humana através de seus vestidos. Atualmente nas mãos de John Galliano, a Mansão Dior permanece como ícone da alta costura mundial, fazendo justos(cumpre as regras) aos ideais de seu criador.

Gucci

A Casa de Gucci, mais conhecido simplesmente como Gucci , é um desginer italiano de moda e de couro, parte do grupo Gucci, pertence à empresa francesa Pinault-Printemps-Redoute (PPR). Gucci foi fundada por Guccio Gucci em Florença, Itália 1921.

Gucci gerou cerca de 2,2 bilhões em todo o mundo das receitas em 2008 de acordo com a BusinessWeek revista e subiu para posição 41 na revista anual de 2009 "Top Global 100 Brands" chart criado pela Interbrand . Gucci é também a maior marca de moda mais vendida italiana no mundo. Gucci opera cerca de 278 lojas em todo o mundo.

Gucci foi fundada em 1921 por Guccio Gucci. Em 1938, Gucci expandiu e uma loja foi aberta em Roma. Guccio foi responsável por projectar muitos dos produtos da empresa. Em 1947, Gucci apresenta o bamboo handle handbag” que ainda é um dos pilares da empresa.

Depois da morte de Guccio em 1953, Aldo(filho) ajudou a levar a empresa a uma posição de destaque internacional, a abertura da primeira loja da empresa em Nova York. Rodolfo(filho) inicialmente tentou iniciar uma carreira como um ídolo, mas depois ofereceu-se para ajudar a dirigir a sociedade da marca. O Novo alvo de Gucci era o Extremo Oriente (depois de ter conquistado Europa e América) fazendo assim uma das suas maiores expansões na década de 1960, abrindo lojas em Hong Kong e Tóquio. Naquela época, a empresa também desenvolveu o seu logotipo famoso GG (Um “G” de Gucci e outro de Guccio), Gucci criou um lenço de seda (usado destacadamente por Hollywood graças a actriz Grace Kelly) e também pela mulher de JFK. Gucci aproveitou muito bem os tempos modernos fazendo assim maquilhagem, óculos, e jóias. Gucci nos anos 70’s quase foi a falência a sua sorte foi que Rodolfo a conseguiu salvar.

Prada

Prada é uma marca italiana de moda, criada por Mario Prada.

No início de sua história, Prada era especializada em malas de viagem, bolsas e artigos de couro. Porém, tudo mudou quando a direcção de arte da marca passou para as mãos da sobrinha de seu dono, Miuccia Prada. A estilista, na sua juventude, participou de movimentos estudantis e quis trazer para as suas colecções uma mulher inteligente, bem informada, ousada e inovadora, bem diferente do estilo feminino e sensual pregado pelo seu conterrâneo Gianni Versace.

Logo no seu primeiro desfile de Prêt-à-porter, Miucchia causou impacto e ganhou importância. Hoje em dia, ela é considerada a Sarcedotista da moda. Até a toda-poderosa editora da Vogue americana, Anna Wintour, chegou a declarar que "Prada é o único motivo para alguém assistir à temporada de moda em Milão".

Esta caríssima marca italiana também possui outras marcas, como a Miu-miu, voltada para um público mais jovem. A marca foi mencionada em obras como o livro O Diabo Veste Prada, tanto no próprio título quanto nas roupas que os personagens usaram em sua adaptação para o cinema.

Em 6 de Junho de 2010 vai ser criada a sua primeira loja em Portugal, na cidade de Lisboa.

Um novo olhar para o século 21:

A fusão da companhia e as séries de compra diminuiu na década de 2000. No entanto, a empresa assinou um acordo com soltos Azzedine Alaia. Produtos do cuidado da pele em doses unitárias foram introduzidos nos Estados Unidos, Japão e Europa em 2000.
A oferta de 30 dias de limpeza loção foi comercializado ao preço de varejo do E.U. $ 100. Para ajudar a pagar as dívidas de mais de E.U. $ 850 milhões, a empresa planeja a listagem de 30% da empresa na Bolsa de Milão em junho de 2001 . No entanto, a oferta diminuiu após um declínio nos gastos com bens de luxo nos Estados Unidos e Japão. Em 2001, sob a pressão de seus banqueiros, Bertelli vendeu todas as partes de 25,5% em Prada Fendi a LVMH. A venda gerado apenas E.U. $ 295.000.000.

Até 2006, a Helmut Lang, Amy Fairclough, Jil Sander e rótulos foram vendidos. Jil Sander foi vendida à empresa de private equity Change Capital Partners, que foi dirigido por Luc Vandevelde, o presidente do Carrefour, enquanto a Helmut Lang rótulo agora é propriedade da companhia japonesa de moda Link Theory. Prada ainda está se recuperando da dívida Fendi. Mais recentemente, uma participação de 45% da Igreja & Company marca foi vendida a Equinox.

De acordo com a Fortune, Betelli planos de aumentar as receitas da empresa para E.U. $ 5 bilhões até 2010.

Prada fabrica os seus produtos na Itália, aparentemente, mantendo os custos do trabalhos.

Prada é o principal comprador do couro de fábrica DESA turco, que foi considerado culpado pelo Supremo Tribunal turco ilegal de despedir os trabalhadores que se juntou a um sindicato.
A Clean Clothes Campaign, uma organização de direitos trabalhistas com base na Europa, tem chamado a Prada para garantir a liberdade de associação é respeitada na fábrica.

Prada em 2007 subiu para o 3 lugar das Marcas mais compradas, Prada chegou ao topo das marcas italianas, que estas contavam na lista do top ten.

3 comentários:

  1. Parabéns!!!

    Os aspectos abordados das tres marcas estão muito interessantes!!!

    Como a Rita, eu também a-d-o-r-e-i!!!

    Bjocas, FabyGimenes

    ResponderEliminar
  2. Está interessante, mas há quem não lei-a porque fica intimidado com tanto texto e sem imagens ainda por cima =S

    ResponderEliminar